9º e depois?

 

               

 

9º Ano e depois?

Uma questão pertinente !

 

 Como é do conhecimento de todos, no final do 9º ano de escolaridade os alunos terão de escolher o curso e a escola que pretenderão frequentar, a partir do 10 º ano de escolaridade. 

O Serviço de Psicologia sugere que comecem, desde já, a pensar e a preparar essa escolha, explorando o mundo das profissões e do trabalho. Apresentam-se alguns sites que vos podem ajudar a conhecer melhor as actividades profissionais

 

Mundo das Profissões, neste site da responsabilidade da ANQ – Agência Nacional para a Qualificação, poderás encontrar por exemplo um Guia de Profissões, entre outros recursos que caberá a ti descobrir e explorar.

 

Cidade das Profissões, uma iniciativa da PortoDigital onde é possível encontrar muita informação sobre profissões.

 

O Catálogo Nacional de Qualificações da responsabilidade da ANQ Agência Nacional para a Qualificação, permite obter informações sobre o perfil de profissões que é possível obter através de um Curso Profissional ou um Curso de Aprendizagem.

 

Após o 9º Ano ainda há muito para aprender e várias possibilidades de te qualificares para poderes exercer uma profissão. Vê com atenção a imagem seguinte  que representa o Sistema Educativo Português.  

 

 

E agora, consulta a oferta educativa da tua escola!

 

 

PARA QUE VAI SERVIR A Orientação Vocacional?

 

Auto-conhecimento  Todos somos bons em alguma coisa e cabe a cada um de nós descobri-lo!

Conhecimento das profissões e das actividades dos profissionais

Conhecimento das oportunidades de formação… os cursos existentes nesta e noutras escolas

Reflexão   sobre o que queres fazer, para onde queres ir… imaginar cada possibilidade

Decisão  Escolher um rumo é    assumir um projecto pessoal de estudante.

 

ATENÇÃO

As decisões tomadas no final do 9º Ano são vinculativas, mas não são irreversíveis. É sempre possível reformular as escolhas. Qualquer que seja a tua escolha, o mais importante é que estabeleças os objectivos para os teus estudos e faças tudo para os alcançar!   

  

9º Ano e depois? O que vai mudar …

 

 

Comentários Desativados em 9º e depois?
%d bloggers like this: